
Teia de saberes: Psicologia e Feminismo
Por uma escuta feminista, colaborativa e engajada
Núcleo de estudos e supervisão de casos clínicos
A Teia de Saberes: Psicologia e Feminismo nasce do desejo de compartilhar, com outras psicólogas, terapeutas e profissionais mulheres que atendem meninas e mulheres anos de vivência, pesquisa e estudo em teorias feministas e prática clínica com meninas e mulheres.
Mais do que um espaço de troca técnica e teórica, este núcleo é um ato político. Aqui, o cuidado é entendido como um compromisso político, e o conhecimento compartilhado é uma forma de resistência às pressões que ignoram ou minimizam os marcadores de gênero, classe e raça na saúde mental.
O núcleo de estudos e supervisão é exclusivo para psicólogas, terapeutas e/ou profissionais mulheres que atendem meninas e mulheres, e que tenham interesse em integrar a produção de saberes feministas à sua prática clínica.
Vamos explorar a história das mulheres, sua socialização e os impactos disso na construção da consciência de si e na saúde mental.
Juntas, discutiremos teorias feministas, analisaremos filmes e séries, e trocaremos experiências em torno de casos clínicos, criando um espaço seguro de supervisão, diálogo e acolhimento.
“A clínica é um território de disputa simbólica.
O que escolhemos nomear, legitimar e silenciar define de que lado
estamos.” Valeska Zanello
O que os encontros oferecem para Psicólogas, psicanalistas e Terapeutas:
-
Trocas Teóricas: Estudos sobre a história das mulheres e os efeitos da socialização feminina na saúde mental, abordando como a cultura patriarcal molda a subjetividade feminina.
-
Supervisão de Casos: Discussão de casos clínicos à luz das teorias feministas, incluindo reflexões sobre o impacto político da escuta clínica.
-
Discussão de Filmes e Séries: Análises baseadas em questões de gênero e feminismo, para examinar como as narrativas sobre as mulheres influenciam a experiência e a percepção das mulheres.
-
Aulas com convidadas: Aprendizado com outras mulheres com foco nos marcadores de gênero, raça e classe.
Objetivos dos encontros:
-
Apoiar atendimentos clínicos das psicólogas, psicanalistas e terapeutas pela perspectiva feminista, entendendo a prática terapêutica com um ato político.
-
Oferecer suporte clínico às psicólogas, psicanalistas e terapeutas por meio da supervisão de casos.
-
Refletir sobre os desafios contemporâneos no atendimento a mulheres e meninas, considerando as interseções de gênero, raça, classe e outros marcadores sócio - histórico - cultural influenciam na socialização e subjetividade da mulher.
-
Ampliar os recursos das psicólogas, psicanalistas e terapeutas de identificarem dinâmicas abusivas, tóxicas e violentas de casos atendidos.
“As mulheres sempre souberam que cuidar é um ato de
sobrevivência coletiva.”
Silvia Federici
Recursos Teóricos (Turma 2, ano de 2026):
-
O feminismo é para todo mundo, políticas arrebatadoras de Bell Hooks
-
Scripts culturais, gênero e emoções problematizando gênero, volume 1 de Valeska Zanello.
-
Mulheres, Raça e Classe de Angela Davis. (Leitura complementar)
-
Por um feminismo Afro Latino Americano de Lélia Gonzalez (Leitura complementar)
-
Justiça para todas de Fayda Belo (Leitura de suporte)
Programação:
-
Encontros: sextas-feiras, das 14h00/17h00
-
Local: Online, via zoom, encontros presenciais a combinar
-
Vagas: 14 por turma
investimento:
-
Valor da mensalidade: 12 x de R$ 400,00 (integral) | R$200,00 (com adesão a rede atendimento voluntário) - O pagamento poderá ser realizado via PIX recorrente ou boleto.
