Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo
- Roberta Rocha

- 13 de dez. de 2024
- 1 min de leitura

Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo, é um livro de contos sobre mulheres negras, histórias diversas e singulares, mas que se entrelaçam em algum ponto de dor e amor.
As histórias foram escutadas por Conceição, que, no início de cada conto, revela como foi o encontro com cada uma delas. Essa é, para mim, uma das partes mais bonitas. Depois, com sua escrevivência, ela transforma essas histórias em contos que se apresentam entre o real e o inventado.

É uma escrita poética e política. Longe de romantizar as violências narradas, o que me marca é a certeza de que toda história é digna de ser escutada e recontada. É assim que, todos os dias, me coloco disponível para escutar mulheres e suas histórias, confiando na possibilidade de construirmos narrativas que não sejam determinadas apenas pela dor e pela violência, mas que também não as silenciem.
Somos fragmentos. Nenhum, isoladamente, nos define, mas todos eles nos compõem.
Cada história escrita por mulheres é um manifesto e um convite para ampliarmos nosso repertório de imagens e

compreendermos realidades que, embora não sejam nossas, pertencem a um sistema racista e machista do qual todas e todos fazemos parte. É aqui que destaco a força dessa escrita, ao mesmo tempo poética e política, que molda cada conto deste livro.
Cada história lida se apresentou para mim como um fragmento que, de alguma forma, se tornou um tanto meu também. Porque a história de uma mulher nunca é somente dela.
♥️
Roberta Rocha
Psicóloga de meninas e mulheres | Terapeuta de casais e famílias | Facilitadora de encontros entre mulheres




Comentários