Habitar-se em seu ciclo menstrual
- Roberta Rocha

- 14 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de mai.

Na Teia de Saberes – Psicologia e Feminismo, tivemos um encontro em que falamos sobre o ciclo menstrual e a importância de trazermos esse tema para as sessões com as mulheres que atendemos.
O mundo capitalista e patriarcal não foi feito para corpos que menstruam. Por isso, precisamos falar abertamente sobre menstruação. A clínica não pode ser mais um espaço que reforça o tabu.
O ciclo menstrual compreende todo o período entre o primeiro dia da menstruação até o início do próximo sangramento. A média é de 28 dias, mas pode variar entre 21 e 35. A menarca, o primeiro fluxo menstrual, costuma acontecer por volta dos 12 anos. A menopausa, por volta dos 50. Ou seja, são cerca de 38 anos menstruando, aproximadamente 456 ciclos. É ou não é algo grande demais para ser ignorado?
Menstruar não é um evento passivo. Muito pelo contrário: é fundamental compreendermos o impacto das fases do ciclo em nossas emoções e comportamentos.
A partir dessa escuta, podemos acolher as mulheres de forma mais integral, ajudando a

reconhecer o que cada fase do ciclo pede, quais são suas potências e desafios. Isso permite que se sintonizem com seus próprios ritmos, validem o que sentem e caminhem em direção à emancipação de narrativas pejorativas que colocam o ciclo menstrual como tabu, fraqueza ou castigo porque Eva mordeu a maçã. Pelas Deusas!
Também é urgente falarmos sobre menstruação para compreendermos mais sobre a pobreza menstrual — a falta de acesso a absorventes, água potável e condições dignas de cuidado com o próprio corpo. Isso atinge principalmente meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade, desassistidas pelo Estado. É uma violação de direitos que precisa ser denunciada e combatida com políticas públicas.
Quer saber mais sobre o ciclo menstrual? Siga o link com acesso a um ebook que escrevi em 2021, onde reuni informações de uma intensa jornada de estudos, vivências e muita auto-observação.
Roberta Rocha
Psicóloga de meninas e mulheres | Terapeuta de casais e famílias | Facilitadora de encontros entre mulheres




Comentários