top of page

Livros


ree

Minha despedida de 2024 por aqui no Instagram não poderia ser diferente: os livros foram minhas grandes companhias ao longo deste ano. Algumas destas leituras compartilhei em textos por aqui.



O clube do livro se tornou um lugar sagrado para mim. A leitura coletiva, com o compromisso do encontro, é uma poderosa aliada para criar ou manter o hábito da leitura. No meu caso, é um convite para me aproximar de histórias que fogem da minha pesquisa sobre feminismo e psicologia, é como um respiro na minha intensa rotina.



Muitas pessoas me perguntam como consigo ler tantos livros ou até mais de um ao mesmo tempo. Sempre digo que a comparação nem sempre ajuda. Cada pessoa tem seu ritmo, e a verdade é que não há nenhum segredo guardado a sete chaves: eu amo ler. Esse amor faz com que os livros estejam na minha rotina e pelos cantos da casa.



Vou compartilhar um pouco de como me organizo para manter a consistência.



As leituras do clube do livro faço no Kindle, geralmente pela manhã e antes de dormir. Além disso, participo de um grupo de estudos com amigas terapeutas, e as leituras para esses encontros acontecem no mesmo dia em que nos reunimos. Já os textos feministas e de psicologia vou lendo aos poucos, nos intervalos entre atendimentos ou quando alguém falta. Em breve irei trazer novidades sobre este tema psicologia e feminismo. 



A leitura, para mim, vai além do prazer, ela também é parte essencial do meu trabalho.



Ler me leva a diferentes lugares, me aproxima de histórias de mulheres de diferentes marcadores sociais, gênero e raça, amplia meu conhecimento em teorias e práticas, e contribui para uma postura mais empática. A leitura sustenta minha escuta com curiosidade e presença radical nos diálogos que escolho ter.



Roberta Rocha


Psicóloga de meninas e mulheres | Terapeuta de casais e famílias | Facilitadora de encontros entre mulheres




Comentários


bottom of page