Quero contar para vocês como o clube do livro é mais do que falar sobre o livro
- Roberta Rocha
- 31 de mai.
- 2 min de leitura

Quero contar para vocês como o clube do livro é mais do que falar sobre o livro — se bem que isso já é muita coisa. Para além disso, o clube é um lugar onde costuramos as histórias que lemos com as histórias que vivemos. Onde acolhemos as incertezas e encontramos sentido, mesmo quando ele parece faltar.
Não é raro uma leitura ficar reverberando por aqui. A última, Um Amor Incômodo, de Elena Ferrante, já no encontro me fez lembrar de alguns trechos de O Perigo de Estar Lúcida, de Rosa Montero.
Ferrante narra a história em estilo fluxo de consciência, com muitas lacunas e perguntas que ficaram ecoando em nós e nortearam o encontro. Então, compartilhei com o clube os trechos de Rosa Montero que se costuraram com essas perguntas e lacunas que ficaram no ar: sobre memórias, verdades, narrativas.
“Nós, humanos, somos pura narração, somos palavras em busca de sentido. Somos todos romancistas, escritores de um único livro, o da nossa existência.”
E também:
“A maioria das pessoas precisa que a realidade seja totalmente real, cem por cento, sem sombra de dúvida. A incerteza, enfim, gera em muitos uma resposta agressiva.”
Essas frases me lembram a resenha que escrevi sobre Um Amor Incômodo. Nela, eu disse:
“É uma escrita que acolhe as dores e as contradições sem medo, mas também sem respostas. E me fez pensar em por que tantas vezes necessitamos de respostas, ou supomos que faríamos melhor.”
O clube do livro tem sido para mim esse lugar onde as leituras contam sobre nós. As histórias que lemos, as histórias que contamos umas para as outras e para nós mesmas. Um lugar onde a literatura é ponto de encontro e de partida, e faz uma bonita costura das nossas próprias narrativas.
Deixo aqui o convite: se quiser se juntar a nós, será muito bem-vinda! O link de inscrição está nessa página.
Roberta Rocha
Psicóloga de meninas e mulheres | Terapeuta de casais e famílias | Facilitadora de encontros entre mulheres
Comentários