O que sentimos está revelando algo sobre nós
- Roberta Rocha

- 2 de jun. de 2023
- 1 min de leitura

Mais uma cena da série Anne with an e que me convidou para uma reflexão sobre o sentir, o outro e o tempo. Não o tempo cronológico, o tempo emocional.
Anne tinha feito algo que magoou o Matthew e com medo de perder seu afeto queria que ele “voltasse” a ser com ela como era antes do acontecido.
Não era somente o Matthew que precisava cuidar e elaborar o que sentiu, Anne também. Ao contar para Marilla, ela diz para Anne sobre a importância deste tempo para sentir.
Uma bonita cena que nos ajuda a compreender sobre a nossa postura diante do que fazemos ao outro, de como nos sentimos quando aquilo que o outro sentiu nos afeta, em especial, quando nos leva a um lugar mais incômodo como o de culpa e medo.
Sentir-se culpada pode nos ajudar a reconhecer a importância do vínculo com este outro, bem como, nos levar à responsabilidade que nos cabe e assim ver a possibilidade de reparação.
Acontece que muitas vezes presas a culpa e ao medo de perder algo ficamos no modo mais reativo e menos perceptivo. E a possibilidade de cuidar e elaborar aquilo que sentimos demanda tempo, o emocional.
O que sentimos não está contra nós. Está nos revelando algo sobre nós. Não nos define, mas compõe aquilo que somos.
Roberta Rocha ❤️
Psicóloga, Escritora, Facilitadora de encontros entre mulheres




Comentários