A Criação do Patriarcado
- Roberta Rocha
- 16 de set.
- 2 min de leitura

A Criação do Patriarcado é uma obra fundamental para compreender as origens históricas do patriarcado e como ele se consolidou como sistema social, econômico, político e simbólico.
É um livro que deveria estar presente nas escolas, nas aulas de História, e em diferentes cursos de graduação, como Psicologia.
Desde que aprendi a ler, compreendi que, conhecendo outras histórias, eu poderia questionar as imposições sobre a minha própria. É no contato com outras vozes que me fortaleço para fazer eco às vozes de tantas mulheres e às suas histórias.
Desde 2017, escolhi ler mulheres, por escolha, necessidade e resistência. É reunindo tantas narrativas sobre nós que me nutro e encontro recursos de emancipação.
Gerda Lerner defende que conhecer a História das Mulheres é indispensável para a emancipação feminina, pois sem passado não é possível imaginar alternativas para o presente. Ela mostra que a exclusão das mulheres da História não significa ausência de participação, mas sim apagamento deliberado.
Esse livro é um marco na História das Mulheres e na teoria feminista porque oferece base histórica para questionar a naturalização da desigualdade de gênero.
Leia mulheres, mulher! Descubra, pelas histórias do passado, pelas teorias, romances e ficções escritos por mulheres, caminhos para ampliar a emancipação e a autonomia, assumindo o protagonismo da sua própria vida. Os movimentos individuais são importantes, mas é juntas, em diálogo e partilha, que conquistamos mais força para transformar nossa história.
É por acreditar nisso que criei o Clube do Livro Sobre Nós, Mulheres, um espaço de encontro, estudo e afeto, onde seguimos coletivamente tecendo caminhos de emancipação. Quer saber mais? O link está na Bio.
Roberta Rocha
Psicóloga de meninas e mulheres | Terapeuta de casais e famílias | Facilitadora de encontros entre mulheres
Comentários